quarta-feira, março 31, 2010

Vetores: soma e subtração.

Fala galera,

Vamos continuar falando de vetores? No post passado eu comecei o assunto e nesse post eu estarei encerrando-o. O assunto de hoje não requer muita inspiração: soma e subtração de vetores.

Bom, uma soma vetorial é bem diferente de uma soma escalar.
Na soma escalar a gente combina numeros e forma outros. A soma vetorial está mais associada com uma direção/sentido resultante. É um desenho. Vamos observar, por exemplo, esses 2 vetores:


Para fazermos a soma desses vetores(a+b) devemos seguir uma regra básica: Unir a ponta do primeira com o início do segundo e traçar um vetor resultante do início do primeiro para a ponta do segundo. Dessa forma:

Esse vetor tracejado verde é o vetor soma! Ele representa a resultante da soma entre os vetores a e b. Para sabermos o seu módulo basta aplicar um simples teorema de pitagoras. Enchergaram? Se o àngulo entre a e b não for de 90º é só aplicar uma lei dos cossenos. Simples assim! E para fazer a subtração?

A subtração de vetores é também uma soma! Isso mesmo! A subtração dos vetores a e b(a-b), deve ser vista da seguinte forma: a + (-b). Quem se ligou levanta o braço! A subtração de vetores é a soma do primeiro vetor com o inverso do segundo vetor! Visualizando:



Percebam que o vetor b não muda de tamanho, apenas de sentido! Dessa forma, o vetor rôxo será o vetor subtração. É muito simples, né?

Esse post deve ajudar vocês a terem uma visão melhor sobre as situações dos proximos conteúdos que serão abordados. Uma analise vetorial em uma questão, de qualquer q seja o ramo da fisica, sempre é importante. Assim poderemos saber o sentido das forças atuantes e de outras grandezas. Dessa forma é muito dificil de errar um sinal em uma equação.

Bom, galera, esse foi o post pré-semana santa! Espero que vocês estudem muito nesse feriadão. Hehehehe, brincadeira, eu espero que vocês se divirtam! Abraços e até a próxima

4 comentários:

Anônimo disse...

Obrigado! Tirou minha dúvida!

Anônimo disse...

Só consegui fazer um questão de choque, em que se precisa calcular a variação da quantidade de movimento entre dois vetores depois de ler isso. Muito Obrigado!

Anônimo disse...

Me explicou em 2 minutos e meio o que eu estava tentando aprender com 45 minutos de video aula, MUITO OBRIGADA MESMO! :D

Anônimo disse...

Muito bom, obrigado!